Como Funcionam as Usinas Solares Conectadas à Rede Elétrica

Sistema Fotovoltaico.jpgObserve a figura acima e entenda o funcionamento:

  1. Os painéis solares, comumente instalados sobre os telhados, convertem a luz do sol (fótons) em energia elétrica, em corrente contínua (CC). Para a geração da quantidade de energia desejada reunimos grupos de painéis conectados em sequência;

  2. Um aparelho chamado inversor converte a energia fotovoltaica em energia em corrente alternada (CA), adequada ao uso normal das residências e empresas. Além dessa conversão, esse equipamento é responsável por adequá-la à frequência e tensão da energia entregue pela rede elétrica. O inversor também possui diversos sistemas de proteção, importantes para a segurança da instalação e das pessoas.

  3. A energia produzida é lançada no seu quadro de distribuição.

  4. Os equipamentos da residência ou empresa (TV, luzes, chuveiro elétrico, ar condicionados etc), denominados cargas, vão consumir esta energia para o seu funcionamento.

  5. A energia excedente é injetada na rede elétrica.
    Um medidor bi-direcional, ou dois medidores (um para cada sentido), é instalado junto ao seu padrão de entrada ou poste. A energia produzida em excesso durante o dia vai para a rede elétrica e é registrada pelo medidor, convertendo-se em créditos para uso posterior. Durante a noite e dias nublados, quando não há produção de energia ou a produção é mínima, você passa a consumir esses créditos acumulados. Dessa forma você reduz o seu consumo de energia da rede elétrica. Dependendo do dimensionamento você pode passar a pagar apenas a tarifa mínima.  

 

 

Vantagens

Veja alguns aspectos positivos de ser ter uma micro-usina fotovoltaica:

  • Viabilidade econômica
    Atualmente você não encontrará nenhum investimento de baixo risco, em renda fixa, capaz de render a metade do retorno oferecido por um sistema fotovoltaico. Isso se dá pela queda no custo dos equipamentos e pela alta no preço da energia entregue pelas concessionárias. O retorno acontece entre 3 e 7 anos, dependendo da dimensão da micro usina. Faça uma cotação aqui e descubra na hora qual o investimento necessário e qual o tempo esperado de retorno, de acordo com o seu consumo.

  • Sustentabilidade
    A energia solar é a mais abundante disponível e é infinita em escala humana. 15 minutos de radiação solar seriam capazes de suprir a demanda de toda a população do globo terrestre durante um ano. Ao consumi-la estaremos preservando os recursos do planeta.

  • Ecologia
    É uma fonte de energia totalmente limpa. Atualmente, devido ao baixo nível dos reservatórios, boa parte da energia que consumimos é proveniente de termoelétricas. Ao instalar uma micro-usina fotovoltaica de 6kWp você estará evitando a emissão anual de mais de uma tonelada de CO2, se comparado ao que você emitiria ao utilizar energia proveniente de termoelétricas a base de óleo. Com relação às hidrelétricas, sua construção causam grandes impactos ambientais e sociais, sem falar que estamos perto de atingir o limite possível de construção de grandes projetos.

  • Diversificação da matriz energética
    Atualmente no Brasil as hidrelétricas respondem por 70% da nossa matriz energética. E outros 26% provém das térmicas. Tendo em vista garantir a segurança energética do país, é ugente que essas fontes cedam espaço para outras alternativas, como eólica e solar, reduzindo a nossa dependência. Energia eólica é solar são economicamente viáveis e muito mais estáveis.

  • Consumo próximo à produção
    Através da geração distribuída, a energia é consumida próximo ao local onde é produzida, evitando-se grandes investimentos e manutenção em redes de transmissão, ao mesmo tempo em que as perdas são minimizadas.