Dúvidas Frequentes

O que significam as unidades kWp e kWh?

kWp: potência pico. Expressa a potência de um determinado equipamento em condições ideais.

kWh: expressa a potência gerada ou consumida durante uma hora. Ex.: se o meu gerador produzir 3kW de potência média durante uma hora, ele terá produzido 3kWh.

 

O que são micro e mini usinas fotovoltaicas?

A micro-usinas são aquelas com potência de até 75kW, e as mini-usinas, maiores que 75kW até 5MW.

 

Quais são os requisitos para que o meu gerador possa ser conectado à rede?

É necessário que seja elaborado um projeto elétrico seguindo as normas estabelecidas pela concessionária e assinado por engenheiro eletricista, acompanhado das ARTs, e instalado por uma empresa com registro no CREA. Os equipamentos principais da instalação (módulos fotovoltaicos e inversores) precisam do selo do INMETRO ou certificação internacional. Após a aprovação do projeto é feita uma vistoria e a substituição do medidor unidirecional por outro bidirecional, capaz de computar a energia que sai e a que entra na unidade consumidora. A partir daí sua micro usina estará participando do sistema de compensação de energia.

 

O que acontece caso eu produza menos energia do que consumo?

Nesse caso o seu consumo é complementado pela energia fornecida pela rede elétrica.

 

E se a minha produção exceder o meu consumo?

Nessa hipótese você terá duas opções:

  1. Acumular créditos para consumo nos próximos 60 meses;
  2. Destinar o excedente para outra unidade consumidora que esteja sob o mesmo CPF ou CNPJ da unidade principal. Desse modo você pode produzir na sua empresa, e o que não for consumido nela, destinar para a sua casa, desde que a conta de luz da casa esteja no CNPJ da empresa. Ou o que for produzido na sua primeira casa, ser destinado para outra. Obs.: isso é válido apenas dentro da área contígua de concessão da distribuidora de energia.

 

Tenho que pagar a tarifa mínima, mesmo produzindo toda a energia que consumo?

Esta é a chamada tarifa de disponibilidade, que é cobrada sempre que o imóvel estiver conectado à rede elétrica, mesmo que não haja consumo. Ela corresponde a 30kWh / mês para conexões monofásicas, 50kWh para bifásicas e 100kWh para trifásicas. Ao calcular a potência necessária para a sua micro-usina fotovoltaica, caso você possua uma conexão trifásica e consuma, por exemplo, uma média de 400kWh / mês, nós dimensionaremos o seu sistema para produzir apenas 300kWh, sendo que os demais 100kWh continuarão a ser fornecidos pela rede elétrica.

Caso venha a faltar energia na rede elétrica durante o dia, meus equipamentos continuarão em funcionamento, uma vez que estarei produzindo minha própria energia?

Não. Caso haja interrupção no fornecimento de energia, isto pode ter se dado para que a equipe da concessionária execute serviços de manutenção na rede. Portanto, caso você continue a injetar energia, poderá provocar choques elétricos nos técnicos que estarão trabalhando. Esta proteção denomina-se anti-ilhamento, e é feita automaticamente pelo seu inversor de frequência. Durante esse período a energia produzida será perdida. O inversor também irá interromper o fornecimento de energia sempre que a energia fornecida pela rede estiver fora dos parâmetros mínimos e máximos de frequência ou tensão, ou quando houver curto circuito, sobre-carga, etc.

 

Quais as garantias de um sistema fotovoltaico?

São as seguintes:

  • 12 meses de garantia da instalação do sistema, mantendo-nos à disposição para corrigir possíveis problemas relacionados à instalação, desde que não haja intervenção de terceiros;
  • 5 a 7 anos para os inversores, a depender da marca. A expectativa de vida útil varia entre 10 e 20 anos, dependendo do regime de trabalho e do ambiente onde foi instalado.
  • 10 a 12 anos para os módulos fotovoltaicos contra defeitos de fabricação e 25 anos para 80% da potência nominal. A expectativa de vida útil fica entre 30 e 40 anos.

 

 

Há necessidade de manutenção?

A não ser que ocorram surtos elétricos ou danos físicos, como queda de objetos, raramente um sistema fotovoltaico apresentará problemas. Normalmente a manutenção se resume a uma lavagem periódica dos módulos para remoção do excesso de poeira. A frequência vai depender de diversos fatores, como quantidade de sedimentos que se acumulam na localidade, épocas do ano, inclinação dos módulos etc.

 

É seguro? Estarei exposto a riscos?

Desde que a instalação seja feita de maneira correta, não há riscos. Seguimos todas as normas técnicas na elaboração dos projetos e instalação. Fazemos também uma análise das instalações atuais e sugerimos melhorias, quando constatamos não conformidade às normas. 

 

Os painéis solares que comumente são encontradas sobre os telhados possuem a finalidade descrita aqui?

Normalmente esses painéis têm apenas a função de aquecimento de água, seja para banho ou uso na cozinha ou para piscinas. Os sistemas fotovoltaicos, embora estejam em crescimento exponencial devido à sua crescente viabilidade, ainda não são tão comuns nas cidades brasileiras.